Ovo Faz Bem Para Saúde – Nosso Aliado

ovos A maioria dos especialistas confirmam que incluir ovos na alimentação é um hábito muito saudável. Um ovo contém em média 70 calorias. Ao consumir ovos no café da manhã sente-se menos fome durante o dia e isso ajuda a aumentar as taxas do bom colesterol no organismo.

Conheça os benefícios do ovo para sua saúde

Estudos elaborados na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, descobriu que garotas relatavam uma sensação de saciedade, e conseguiram melhoria na resposta hormonal em relação à fome, depois de terem consumido cerca de 35 gramas de proteína de ovo e carne no café da manhã.

Isto porque as proteínas de alta qualidade contida nos ovos contribuem para a sensação de saciedade prolongada e mantém a energia do organismo.

O ovo possui uma grande quantidade de proteína. 10% da necessidade diária de proteína para uma pessoa adulta é encontrada em um ovo grande.

Na alimentação diária o ovo pode substituir a proteína que há na carne. Dois ovos equivalem a cem gramas de carne.

Rico em nutrientes

  •  proteínas: 6,5g por ovo – sendo 3,8g na clara e 2,7g na gema
  • vitaminas: do complexo B; vitamina D; vitamina E
  • minerais: ferro; zinco; cálcio; cobre; selênio; fósforo; sódio; manganês; magnésio

Outros estudos recentes mostraram que o consumo regular de dois ovos por dia não afeta o nosso perfil lipídico e pode, de fato melhorar, onde podemos concluir que o ovo faz bem a saúde.

A clara do ovo é muito rica em albumina, proteína de origem animal, ajuda nossos músculos e prolonga a sensação de saciedade pois sua proteína é de longa absorção.

A gema do ovo por muito tempo foi considerada prejudicial para nosso organismo, porém é nela que está contido muitos nutrientes, fonte de ferro, antioxidantes e vitaminas.

Um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas entre 70 e 75. Por isso o ovo cozido é a melhor maneira de consumi-lo. 

Ingerir o alimento cru não é recomendado, pois é um meio de contaminação da bactéria Salmonela (Muito frequente a contaminação em alimentos crus de origem animal. É transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais, como carne de gado, galinha, ovos e leite.  O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a bactéria).

 

APRENDA A SEPARAR A CLARA DA GEMA

Como saber se o ovo está em perfeitas condições de uso:

O ovo pode ser consumido em até 3 meses após data da postura. Ele deve permanecer em local fresco ou refrigerado para não estragar.

A idade do ovo influencia na cor da clara. Quanto mais velho for o ovo mais branca será a cor da clara.

Verifique se tem a clara espessa, viscosa e a gema redonda, centralizada e firme.

A coloração da gema é apenas uma consequência da alimentação da galinha.

Não há diferença entre os ovos brancos e vermelhos. O que diferencia a cor do ovo é a raça da galinha.

É importante saber que a cor da casca não influência o valor nutritivo do alimento. O que interfere é a dieta da galinha: quanto melhor ela for alimentada, bem mais nutritivo será o ovo.

Com Tantos benefícios se consumirmos de forma saudável o ovo se torna nossa aliado e fazendo bem para nossa saúde.

>>> Veja Aqui algumas deliciosas sugestões de consumo do ovo de forma saudável. 

Deixe seu comentário