Le Cordon Bleu Brasil

Gastronomia em Alta!

 

A Escola Le Cordon Bleu, foi fundada em 1895, em Paris.

Resultado de imagem para le cordon bleu free images

Em 125 anos de existência esta renomada escola, reconhecida mundialmente se dedicada à gastronomia de alto nível e se tornou uma das melhores escolas de culinária do mundo.

Aprendendo gastronomia

A cozinha Le Cordon Bleu é a sala de aula. Todo o programa da escola é sobre comida, lá se aprende como preparar, como cozinhar e como servir cada alimento.

O aluno é envolvido em todo o tempo no ambiente de cozinhas comerciais desenvolvidas para chefs, com instrutores que são chefs e utilizado os equipamentos que os chefs utilizam.
Os instrutores chefs também nunca param de aprender. Eles estão continuamente se atualizando e aperfeiçoando suas habilidades para poderem passar o que há de melhor qualidades para os alunos.

 

Conheça a escola por dentro neste vídeo apresentado pelo Chef Lachlan Sands presidente da Le Cordon Bleu Las Vegas.

 Le Cordon Bleu no Brasil

No Brasil, especialmente no Rio de Janeiro será instalada a primeira escola Le Cordon Bleu, e a segunda da América Latina.

Ficará localizada na Rua da Passagem, 179, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio em um espaço de 2 000 metros quadrados. Os equipamentos instalados serão de última geração, virão da França, da Alemanha e da Índia, com fornos próprios para confeitaria e padaria e também com ultra congelador, tudo para otimizar o processo de preparo das receitas.

A previsão é que as primeiras turmas comecem as aulas no início do ano que vem. A instituição oferecerá 500 vagas e as turmas terão em média dezesseis alunos.

Seguindo o padrão de ensino da instituição, as aulas serão dadas em módulos de seis meses, com a opção de se formar no fim de dois anos. O aluno poderá se formar em duas especialidades, cozinheiro (certificat de cuisine) e confeiteiro (pâtissier). Também poderá optar por cursar apenas uma delas na metade do tempo.

As aulas são ministradas em bancadas individuais para cada aluno com todo os equipamentos para forno e fogão, modelo parecido com os programas MasterChef.

Os alunos também terão aulas em auditórios onde irão aprender assistindo aos instrutores prepararem toda a receita. As aulas são filmadas e transmitidas em telões onde poderão ver o preparo da receitas por diversos ângulos.

Além de técnicas da culinária francesa e brasileira, aprenderão também sobre cortes, bases de molhos e liderança de equipe e gerenciamento de cozinha.

Na França um curso completo chega a custar 80.000 reais o que está fora da realidade brasileira, mas conforme informado por André Cointreau, presidente da Le Cordon Bleu, em entrevista a revista Veja os valores serão adaptados a nossa realidade: Aprendendo gastronomia

“Temos diversos módulos na escola. Em cima deles, podemos criar a equação que quisermos de acordo com as necessidades locais. Na filial do Rio haverá inclusive vagas reservadas para pessoas de baixa renda.”

Uma excelente notícia é que 20% das vagas serão disponibilizadas para alunos da Faetec, (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro) que está responsável pela implementação do projeto, conforme informou Wagner Victer, presidente da Faetec, em entrevista ao portal Infood.

Hoje existem cerc de 50 escolas localizadas em 20 países. É um privilégio enorme para o Rio de Janeiro sediar a Le Cordon Bleu. Isto será mais diferencial para o turismo do estado que torna-se também uma referência no pólo gastronômico do país.

ebook Cupcake

download ebook

A escola já formou grandes chefs que hoje atuam em todo mundo. Estão entre os notáveis alunos da escola:

  • Lady Diana, Princesa de Gales
  • Erick Jacquin , chef francês e atual apresentador do MasterChef
  • Mario Batali, chef e apresentador italiano/americano
  • Fiona Shackleton, célebre advogada britânica
  • Giada De Laurentiis, chef e apresentadora italiana/americana
  • Julia Child, autora de livros de culinária e apresentadora de televisão

 

Ao final do curso, os alunos farão estágio no restaurante-escola e no café-confeiraria que será aberto ao público no prédio da Le Cordon Bleu.

Boa opção para um passeio e saborear novos sabores, não acha?

 

Um Presente Para Você!

E-booK com 30 Receitas de Docinhos Incríveis

Deixe seu comentário